top of page

O Sol - A importância da luz

Objetivo geral: Reconhecer a importância do Sol e da luz para a manutenção da vida.

Recursos: fósforos, termômetro, três garrafas PET, fita adesiva, pão, terra ou areia.

Metodologia:

Aula 1:

Em um dia ensolarado, saia da sala de aula com seus alunos e busque formar uma roda com eles no pátio. Pergunte-lhes:

- O que o Sol dá para nós? (se certifique de obter as respostas luz e calor).

- Mas, o que é o Sol? (deixe os seus alunos exercitarem o máximo a sua capacidade de imaginação e reflexão. Pode usar o argumento: o que produz calor – o fogo – portanto, o sol não deve ser uma grande bola de fogo?)

- Sentir o sol, não nos alegra? (após as respostas, comente sobre a vitamina D, que é produzida por nós ao estarmos expostos ao sol, e que nos faz bem. Frise que todas as pessoas precisam pegar um pouco de sol para sua felicidade, porém, não em demasia).

Vocês podem ouvir e cantar a música: O Sol - Vitor Kley

Combine com a turma, de na próxima aula, estarem usando roupas da cor amarela (se não houver, utilize o branco ou laranja – só não gaste material produzindo roupas).

Aula 2:

Reúna os alunos e diga que eles vieram de amarelo para imitarem o sol, e que assim como o sol, eles vão levar alegria, luz e calor para todo o lugar onde passar.

Combine que agora quando saírem da sala eles deverão estar o máximo alegres, e devem abraçar a todos, e buscarem fazer a todos felizes por onde passarem.

 

Visite outras turmas (combine previamente com as outras professoras), e leve esse calor para as outras salas. O importante é que seus alunos percebam o quanto o sol é importante.

 

Você pode pedir para que eles repitam a frase, ao entrar nas salas: a luz chegou, a vida chegou, viemos lhes dar um abraço, porque o sol surgiu no horizonte.

 

(você pode repetir esta frase ao iniciar todas as suas aulas, estimulando o afeto – abraços – entre os alunos e o sentimento de agradecimento

pela vida e amor pela natureza)

 

Aula 3:

Comece a aula fazendo o experimento de medir o calor emitido pelo Sol. Apresente aos seus alunos um termômetro. Frise que dentro dele tem um líquido que se expande quando recebe calor e que contrai quando perde calor. Marque a temperatura com um pedaço de fita crepe. Coloque o termômetro no sol (cuidado para não danificá-lo com temperatura excessiva). Retire-o do sol e mostre aos alunos que ocorreu uma mudança de temperatura. Durante este intervalo podes tentar desenhar com ele um termômetro no caderno.

 

Aula 4:

Em um dia ensolarado leve seus alunos novamente para o pátio. Diga-lhes que vais fazer um experimento de sentir a diferença de temperatura dos materiais. Peça que eles toquem na grama, ou fiquem embaixo da árvore e percebam como a grama não transmite tanto calor para nós e que a árvore nos protege do calor. Peça-lhes também que toquem as paredes que estão recebendo sol há mais tempo, para que eles vejam como ficaram quentes. Feito o experimento saliente que: é saudável deixar na cidade uma mistura de construções que necessitamos com a natureza, a qual nós também necessitamos. Pois, se não houvesse a presença da natureza a cidade ficaria mais quente, e seria insuportável. Frise que não podemos agir sem pensar na natureza. Se cortarmos uma árvore vamos produzir um desequilibro no ambiente. Se tirarmos uma árvore (por risco de cair em um telhado, por exemplo), temos que colocar outra bem perto para compensar.

Aula 5

Comece a aula explicando que vai realizar mais um experimento que vai mostrar a importância do sol para nossa saúde.

 

- Pegue duas garrafas plásticas (ou recipientes transparentes que possam ser vedados);

- Corte ao meio as duas garrafas;

- Coloque em cada uma um pedaço de pão;

- Vede a garrafa com a tampa e fita adesiva no local cortado;

 

- Deixe uma das garrafas expostas ao sol direto;

- A outra garrafa cubra com um pano, ou coloque em uma caixa que possa abrigá-la da luz solar.

Após alguns dias apresente aos seus alunos o resultado. Saliente que a exposição excessiva ao sol pode queimar, mas que a sua ausência provocará a formação de mofo, que é prejudicial a saúde. Comente com eles que, a partir deste experimento, é possível perceber a importância da presença de sol no interior de nossas casas e como isto é bom para nossa saúde.

Aula 6:

Comece a aula indicando realizar um experimento que vai mostrar como o sol interage com a água e como isto é importante para o nosso planeta.

- Pegue uma garrafa plástica (com tampa)

- Coloque em seu interior uma porção de terra ou areia (aproximadamente 20-30%), de preferência tente deixar a mesma levemente inclinada na garrafa.

- Preencha com água o suficiente para cobrir parte da terra (simulando o continente e o oceano);

- Marque com um pedaço de fita a posição da água;

- Feche a garrafa e deixe-a ao sol.

Espere um tempo considerável para que haja a evaporação de parte da água. Como o ambiente interno da garrafa é hermético, a água evaporada se condensará nas bordas da mesma.

Pergunte aos seus alunos o que ocorreu com a água, pois ela está abaixo da marca na fita. Mostre que a água evaporou e que se condensou nas bordas da garrafa, formando um ciclo, o chamado Ciclo da Água.

Questione os seus alunos sobre a importância deste ciclo. Diga que é ele quem produz as chuvas, que saem das águas dos oceanos, lagos, rios, e do meio do próprio solo.

Questione a razão para a chuva não sair do planeta, uma vez que ela evapora e subindo em direção ao universo. Diga que é por causa da gravidade. Peça que eles peguem suas borrachas e, em pé, estendam suas mãos e as soltem todos juntos ao seu comando. Aponte que foi assim que ela foi constata, pois percebeu-se que todos os objetos são atraídos de volta para a Terra. 

Explique que o que produz este fenômeno é que todos os corpos (tudo o que existe) tem uma atração entre eles, e que o maior (a Terra), tem muito mais força sobre os demais (pessoas, animais, as nuvens etc.)

Aula 7:

Avaliação: ...

"O nosso trabalho é encantar as crianças para a sustentabilidade"

bottom of page